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Como fazer o seu negócio local ser encontrado no Google

Por 24 de agosto de 2019 Sem comentários
Como ser encontrado no Google Localmente

Você tem algum empreendimento, como uma padaria, uma barbearia, uma clínica por exemplo e depende de pessoas que estão próximas de você para visitarem a sua empresa?

Pois bem, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas você tendo um site ou não, que irão facilitar para que sua empresa seja encontrada no Google.

Talvez você já tenha até escutado falar sobre SEO (Otimização para buscadores), algo que no marketing atual nunca toi tão falado.

Dentro desse meio, existe o SEO Local, que é uma técnica feita para negócios que dependem da localização.

As pessoas ao procurarem algum estabelecimento, não buscam algo pelo Brasil inteiro, mas sim algo perto de onde elas estão, por isso é importante que você seja visto.

Por que o SEO Local é importante?

Como a busca de informações e o consumo de conteúdos já é quase 80% maior em smartphones do que em computadores, a localização está se tornando cada dia mais importante, e o “pai” Google monitora tudo o que fazemos e onde estamos.

Como todo o smartphone tem um GPS, isso influencia muito na intenção de busca das pessoas, pois ao procurar um local estando com o recurso “Localização” ativo no smartphone, a gente não precisa nem especificar um local, o Google já sabe onde estamos e já nos trás resultados com base em nossa localização, mostrando um mapa no celular ou informações sobre locais próximos.

Essa é a importância do SEO Local. Trazer resultados de empresas próximas a sua localização.

Aliás, não está atrelado apenas a localização, mas à intenção de compra legítima, pois quem busca algo local geralmente já está interessado em realizar alguma ação decisiva.

Como fazer a minha empresa ser encontrada no Google?

Antes mesmo de você ter um site, é importante você se cadastrar no Google Meu Negócio, criar a sua conta lá e preencher todos os dados relacionados ao seu negócio.

O Google Meu negócio é um diretório do Google feito para empresas locais e permite que as pessoas encontrem informações sobre sua empresa quando pesquisarem na Pesquisa Google ou no Google Maps.

Ao fazer o seu cadastro, você ira preencher alguns formulários e é importante frisar que quanto mais completo você colocar as informações, melhor será na hora do Google mostrar os resultados das pesquisas.

Um ponto muito importante que você deve levar em consideração é manter uma unidade no que se refere ao:

  • Nome: adicione o nome pelo qual a sua empresa é conhecida, pela forma como as pessoas irão procurar.
  • Endereço: coloque o endereço correto e completo, isso dará exatidão nos resultados do Google Maps.
  • Telefone: acredito que isso dispensa comentários, mas muita gente esquece de informar e pode perder potenciais clientes por conta disso, eles não terem um número para ligar.
  • Website: se você já tiver um website, informe o endereço correto do site.

Feito todo o cadastro no Google Meu Negócio, preenchido todos os campos e sessões, é hora de conseguir avaliações e comentários, isso influencia muito na decisão do usuário, você já deve ter percebido que todo o resultado de local tem umas estrelhinhas e uns espaços para comentários, pois bem, ter boas avaliações conta muito no destaque que a sua empresa vai ter nesses resultados.

Palavra chave + local + intenção

Outra dica importante é colocar a palavra chave relevante para o seu negócio no código e conteúdo do seu site.

Um exemplo disso é: piscinas + limpeza + Pato Branco, ou o inverso: limpeza piscinas pato branco.

Coloque a palavra chave no início do site, o mais no começo possível e também na URL da página e no primeiro parágrafo do site, desde que a mesma não seja uma colocação forçada no contexto. (Não coloque a mesma palavra chave em demasia e sem sentido da mesma estar lá).

Lembra do telefone, nome e endereço que você colocou no Google Meu Negócio? Coloque essa mesma informação ou no cabeçalho ou no rodapé do site, mas a mesma precisa estar de acordo em ambos os locais.

Estratégia de Link Building

Para o SEO Local, em uma abrangência pequena, fazer o link builing de fora para o teu site talvez não seja tão importante nesse contexto, mas o que você pode fazer é criar conteúdos no seu site e linkar para artigos de fora em outros sites.

O Google considera isso também, pois ele entende que você está tentando educar o seu usuário de alguma forma, valorizando seu domínio e auxiliando no posicionamento orgânico. Desde que, esse direcionamento seja coerente e faça sentido para o usuário.

Se você tiver parceiros na cidade, você pode desenvolver algum trabalho de co-marketing e trazer links para você, por exemplo, de algum jornal ou revista online local, ou empresa parceira.

Construir links para você com certeza irá ajudar muito, se você tiver parceiros que possam fazer essa troca, de forma natural, ótimo!

Se você tem um negócio com um nicho bem específico e ainda não tem um site, talvez apenas a configuração adequada no Google Meu Negócio, Google Maps e Google+ seja suficiente para garantir que o seu negócio seja encontrado facilmente pelas pessoas.

Isso porque não haverá tanta competição e a pesquisa vai levar em consideração a localização da pessoa ou então se ela escrever explicitamente por exemplo: “loja de ferramentas em Pato Branco”.

Espero ter ajudado, até a proxima!

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