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A importância do SEO local para ser encontrado no Google na sua cidade

Por 7 de março de 2020 Sem comentários
A importância do SEO local - Como ser encontrado no google na sua cidade

A menos que sua empresa esteja totalmente online, a localização provavelmente desempenha um papel importante no sucesso da sua empresa. 

As pessoas mais próximas aos locais da sua empresa são as que têm maior probabilidade de comprar produtos ou serviços. 

Para ajudar essas pessoas a encontrarem você online, você precisa da otimização local de SEO como parte de seu esforço de marketing digital.

Entendendo o SEO local

“SEO local” refere-se ao processo de otimização que mostra sua empresa quando alguém pesquisa por empresas semelhantes em uma área específica.

Por exemplo, se você possui um restaurante, gostaria que ele aparecesse na primeira página de resultados para pesquisas como “local para comer no centro de Florianópolis” ou “jantar perto da USFC”. 

A otimização eficaz do SEO local faz isso acontecer.

Ao considerar o SEO local, é importante lembrar que você maximizará a eficácia se otimizar nas várias plataformas que as pessoas usam para pesquisar negócios em áreas específicas. 

Embora o Google tenha uma participação majoritária no mercado, um número substancial de pessoas usa outros mecanismos de pesquisa. 

Muitas dessas pessoas pesquisam no celular, o que significa que usarão uma variedade de aplicativos.

Embora o Google ainda domine, você também deve contabilizar pesquisas em aplicativos que usam o Apple Maps ou Bing. Mesmo dentro do domínio do Google, os resultados podem variar um pouco, dependendo do aplicativo específico que se usa para pesquisar.

Otimizando o SEO local

Existem várias etapas para otimizar o SEO local para o seu negócio. 

Siga estas diretrizes para ajudar sua empresa a aparecer consistentemente nos resultados de vários tipos de pesquisas de usuários em sua área.

Ferramentas de listagem

Existem muitas ferramentas específicas de negócios nas quais você precisa listar sua empresa para que suas informações apareçam nos lugares certos. 

O Google Meu Negócio é o mais utilizado.

Listar sua empresa no Apple Maps e Bing Places também ajuda a aparecer para os usuários que usam esses aplicativos.

Geralmente, cada ferramenta tem instruções simples para criar sua listagem. 

O Google Meu Negócio pode ser um pouco mais complicado de usar. Essas dicas adicionais podem ajudar você a preencher sua listagem com sucesso:

  • Coloque apenas o nome exato da sua empresa no campo nome da empresa. A tentativa de incluir palavras-chave é contra as diretrizes e afetará negativamente sua listagem.
  • Se algum campo no formulário for preenchido automaticamente, verifique essas informações para uma maior precisão.
  • Você só pode marcar uma opção para a categoria comercial principal (até dá para colocar adicionais, mas vai priorizar a categoria principal), portanto, escolha a que melhor descreve sua empresa como um todo, em vez de se concentrar em um aspecto específico.
  • Depois de configurar sua listagem básica, aproveite a oportunidade para fornecer informações adicionais. Inclua horários, serviços, preços ou quaisquer outras informações que os pesquisadores precisem para decidir se devem entrar em contato com você.
  • Adicione fotos relevantes e atraentes.

Apple e Bing têm processos semelhantes para criar uma listagem. 

Novamente, você pode otimizá-los adicionando imagens e informações relevantes. 

Lembre-se de que deseja dar aos clientes em potencial uma idéia do que esperar e facilitar a escolha da sua empresa em relação à concorrência.

Otimização de palavras-chave

Para otimizar as pesquisas de palavras-chave, você precisará descobrir quais palavras-chave os pesquisadores usam ao procurar empresas semelhantes à sua.

Por exemplo, se você vende materiais de artesanato, seus clientes em potencial podem procurar “materiais de artesanato perto de mim”. 

Eles também podem procurar sua empresa especificamente, desejando encontrar informações como horário, menu ou rotas. Vincular essas palavras-chave à sua listagem ajuda a aumentar sua classificação.

O formato de pesquisa mais comum que as pessoas usam on-line ao tentar encontrar um tipo específico de empresa é “serviço no local”. 

Isso consiste em digitar o serviço desejado e adicionar a área.

Por exemplo, eles podem pesquisar “jardinagem em Curitiba” ou, mais especificamente, “poda de árvores em Blumenau”. 

Existem várias ferramentas que você pode usar para ver quais palavras-chave as empresas similares usam e como elas são classificadas em uma pesquisa no Google.

SEO tradicional

Sua página comercial também deve empregar otimização SEO regular que use palavras-chave apropriadas. 

Você precisa de pelo menos algumas dessas palavras-chave para incluir sua localização. 

Se sua empresa possui vários locais, criar uma página separada para cada um é uma boa maneira de garantir que cada filial apareça nos resultados locais.

Menções Locais

Além de aparecer em suas próprias páginas, o nome da empresa, endereço e telefone podem aparecer em uma variedade de listagens on-line. 

Isso pode incluir diretórios locais, sites como o Yelp, artigos on-line e muito mais.

Verifique suas listagens locais para garantir que suas informações de contato estejam corretas. 

Manutenção de SEO Local

Como muitos outros aspectos do marketing digital, o SEO local não é algo que você cuida de uma vez e depois esqueça. Atividade regular é necessária para manter sua classificação. Seja consistente ao fazer o seguinte:

  • Atualize o conteúdo do seu site com informações relevantes.
  • Use as Postagens do Google para adicionar atualizações e promoções à sua listagem.
  • Leia e responda às críticas com cortesia e profissionalismo.

Ao manter-se atualizado sobre o seu SEO, você garantirá que sua empresa continuará mantendo uma posição forte ou subindo na hierarquia ao longo do tempo.

Conclusão

Se sua empresa possui uma localização física, não há porque não fazer SEO local.

É acessível, gratuito, fácil e pode fornecer um valor tremendo para sua empresa.

Com as sugestões descritas neste artigo, você poderá colocar seu SEO local em funcionamento rapidamente.

Experimente e me avise se tiver alguma dúvida!

Bruno de Freitas

Bruno de Freitas

Há mais de 14 anos venho atuando em projetos variados para empresas de diversos nichos, e tive a oportunidade de ajudar muitas pessoas a solucionar desafios de marketing em suas empresas. Espero poder ajudar você também! Será um prazer.