Marketing Digital

Contratar uma agência de marketing ou ter um time interno?

Por 7 de março de 2020 março 10th, 2020 Sem comentários
Contratar uma agência de marketing ou ter um time interno?

Quando falamos de marketing digital, contratar uma agência de marketing ou ter uma equipe interna dedicada, pode ser uma decisão extremamente importante.

Agora, como fundador de uma agência de marketing digital, admito estar bem tendencioso para esse assunto. 

No entanto tendo trabalhado internamente para o marketing de outras empresas e em outras agências ao longo da minha carreira, também aprendi alguns pontos fortes e fracos de cada opção.

Tendo isso em mente, vou tirar um pouco meus olhos da Think e fornecer uma visão honesta das diferenças entre contratar uma agência ou ter uma equipe interna.

Existem algumas razões pelas quais as empresas contratam agências em vez de ter pessoas internas e, são elas:

Multitalentos à disposição ao contratar uma agência de marketing

Geralmente, os profissionais de marketing digital tendem a ter habilidades bem específicas.

Você pode contratar um especialista em SEO, outro expert em mídia social, especialista em marketing de conteúdo, CTR, anúncios… e olha, tem diversos e diversos.

O fato é que o marketing digital é muito complexo para uma pessoa só lidar com tudo isso e, demora muito tempo para ficar bom nisso tudo.

Portanto, se você contratar um profissional de mídias sociais, certamente você terá um bom resultado nisso.

Mas se apenas redes sociais não estiverem mais resolvendo?

Ou se a concorrência está trabalhando forte em mídia paga? O que você vai fazer?

Muito provavelmente, você vai ter que investir em cursos para este profissional que já está carregado nas mídias sociais ou terá que contratar um profissional especializado em mídia paga no Google e Facebook.

E muito provavelmente também, nem sempre isso estará dentro do seu orçamento e, contratar ou não, para poder avançar o seu negócio se tornará uma decisão bem difícil.

Diversidade nos canais de marketing

As empresas que contratam internamente geralmente sofrem bastante para diversificar seus esforços de marketing digital. 

Afinal, investir em um novo canal de marketing ou novas estratégias digitais, é um risco. 

Se você contratar alguém e não der certo, você acabou de criar uma situação muito difícil para si mesmo e para sua empresa também, além da imagem criada externamente com materiais que não deram certo.

Como resultado, essas empresas geralmente acabam presas em um único canal de marketing, como redes sociais apenas.

E, frequentemente, esse canal nem sempre estará com uma performance desejada.

Por exemplo, se você tem um ótimo designer, mas tem anúncios ruins que direcionam o tráfego errado para o seu site, você certamente terá um problema e estará desperdiçando dinheiro.

Isso é culpa do seu designer? Claro que não!

Ele é designer não é um profissional de mídia paga experiente em Google.

Mas, se você estiver usando sua equipe de marketing dessa maneira, provavelmente não conseguirá os resultados que o marketing digital integrado pode te trazer.

Por outro lado, com uma boa agência, você tem acesso a uma ampla gama de habilidades e experiências.

Por exemplo, na Think, individualmente, cada membro da equipe é bom no que faz, mas, coletivamente, fornecemos muito mais valor do que qualquer pessoa poderia de maneira isolada dentro da sua empresa, se tratando de marketing digital integrado, onde várias habilidades são necessárias.

E, como um bônus adicional, uma vez que cada membro da equipe trabalha ativamente com várias contas, eles têm uma experiência profunda e abrangente que lhes dá informações que podem ser aplicadas a novas campanhas e situações.

Como resultado, nossos clientes recebem vários olhos em sua conta regularmente, ou seja, várias pessoas analisando o que está acontecendo e resolvendo situações em equipe.

Já imaginou agora, quanto isso custaria pra você internamente? Uma equipe assim?

Pagando por habilidades diversificadas

À primeira vista, isso pode parecer uma maneira mais cara de fazer as coisas.

Afinal, se você não pode contratar uma pessoa extra para diversificar seus esforços de marketing, pode pagar uma agência para fazer isso?

No entanto, isso simplesmente não é o caso.

Em geral, a maioria das empresas não precisa dos serviços dedicados de um especialista em tempo integral do Google AdWords, um designer UX em tempo integral e um analista de redes sociais no Facebook em tempo integral. 

Mas, com certeza elas se beneficiariam dos serviços de cada um.

Infelizmente, se você estiver contratando internamente, pode ser difícil encontrar um especialista no Google AdWords que esteja disposto a trabalhar apenas algumas horas por semana.

Em uma agência, no entanto, o mesmo especialista do Google AdWords pode gerenciar várias contas. 

Isso o manteria ocupado o suficiente para justificar o emprego de período integral na agência, mesmo que uma conta específica não exija seu tempo e talento em tempo integral.

Como resultado, quando você trabalha com uma agência, obtém as habilidades de especialistas de alto nível em uma variedade de especialidades sem precisar contratá-las em período integral – são ótimas notícias para os seus negócios não acha?

Análise

Então, quando se trata de diversificação de habilidades, você deve ir com uma agência ou contratar internamente?

Realmente, quando você analisa isso a fundo, esta é uma questão de recursos e o que sua empresa pode dispor.

Para empresas de grande porte, pode valer a pena investir em contratar alguém internamente para diversificar seus esforços de marketing, e geralmente essa pessoa gerencia uma equipe interna de multitalentos.

Afinal, se suas necessidades de marketing forem significativas o suficiente para justificar a contratação de um especialista dedicado, você poderá obter os melhores resultados ao contratar alguém para trabalhar em um canal só em tempo integral e somente para a sua empresa.

No entanto, para a maioria das empresas, as agências são uma ótima opção para diversificação.

A maioria das empresas não precisa (ou ainda não pode pagar) contratar uma equipe completa de profissionais de marketing dedicados, portanto, trabalhar com uma agência pode ser uma ótima maneira de ampliar seus canais de marketing sem aumentar significativamente seus custos.

Previsibilidade

Grandes profissionais de marketing digital são brilhantemente criativos, mas com essa criatividade surge uma aversão ao tédio.

Imagine olhar para o mesmo conjunto de palavras-chave todos os dias e esperar que a mágica aconteça. É possível, mas pode ficar chato.

Como resultado, muitos profissionais de marketing experientes mudam de emprego a cada 2-3 anos.

Isso pode manter os profissionais de marketing saudáveis, mas não é bom para as empresas em que eles estão saindo.

Afinal, leva muito tempo e trabalho para treinar um novo profissional de marketing.

De fato, alguns clientes ao longo do tempo nos deixaram porque contrataram alguém internamente para gerenciar seu marketing digital… e depois voltaram quando essa pessoa sai para coisas maiores e melhores (ou pelo menos novas).

Por outro lado, em uma agência, os profissionais de marketing digital trabalham com uma variedade de negócios.

Isso os desafia e mantém suas veias criativas fluindo, o que ajuda a melhorar a retenção de funcionários.

Dito isto, mesmo uma agência não possui 100% de retenção de funcionários. Porém, quando você trabalha com uma boa agência, ela deve ter várias pessoas envolvidas com sua conta.

Como resultado, se o seu ponto de contato principal ficar doente ou sair por algum motivo, você não precisará esperar que a agência contrate alguém.

Eles já têm pessoas à disposição que entendem a sua empresa e sabem como manter a bola rolando.

De um modo geral, se a rotatividade de funcionários for um problema (ou um problema em potencial), é melhor ir com uma agência.

Isto é especialmente verdade para empresas menores. As empresas menores têm menos a oferecer – tanto em termos de variedade quanto de remuneração – e normalmente experimentam mais rotatividade.

Empresas maiores, por outro lado, podem oferecer muito mais a seus funcionários; portanto, se eles são espertos em manter seus profissionais de marketing focados e felizes, geralmente podem manter as pessoas na equipe por mais tempo.

Em ambos os casos, porém, contratar internamente é como colocar todos os seus ovos em uma cesta.

Se você tem certeza de que nenhum dos ovos vai rolar, provavelmente está em uma boa situação.

Se perder um ou dois ovos prejudicaria seus esforços de marketing, seria bom usar uma agência.

Benefícios de um parceiro

De modo geral, a maioria das empresas não gasta o suficiente em nenhuma plataforma de publicidade on-line para merecer a atenção dessa plataforma.

Por exemplo, gastar R$ 500 por mês no Google AdWords pode parecer muito dinheiro para você, mas não é nem um pontinho no radar do Google.

Certo, então isso é um pouco duro, mas, na verdade, algumas centenas de reais não são tão importantes para o Google.

No entanto, uma agência como a Think gerencia muitas centenas de reais em gastos mensais com anúncios em uma variedade de plataformas de anúncios como Google AdWords e Facebook Ads e muito mais.

Como as agências gerenciam quantidades grandes de gastos com anúncios, as plataformas de publicidade trabalham duro para ajudá-las a obter os melhores resultados possíveis para seus clientes.

Afinal, se a Think de repente decidir que Facebook é um desperdício de tempo e dinheiro e recomendar que nossos clientes parem de usá-lo, o Facebook perderá uma fatia de sua receita com anúncios.

Como resultado, as agências geralmente recebem benefícios especiais que não estão disponíveis para a maioria das empresas – benefícios que podem ser repassados aos clientes.

Uma das mais recentes, foi uma consultoria da equipe de anúncios do Facebook, que auxiliou a otimizar a performance de um de nossos anunciantes em mais de 50% em anúncios de ebooks para públicos ultrasegmentados.

Análise

A menos que você esteja trabalhando para uma megaempresa como Americanas ou Magazine Luiza, é difícil merecer a atenção que as agências de publicidade recebem das plataformas de publicidade.

Agora, isso não significa que você não poderá ter sucesso sem esse nível de suporte, mas será muito mais difícil. 

Se você estiver em uma disputa acirrada com seus concorrentes, trabalhar com uma agência pode lhe dar a vantagem que você precisa para superar a concorrência.

Conclusão

Existem muitas razões pelas quais as pessoas escolhem uma agência ou simplesmente decidem manter as coisas internamente.

Ambas são formas completamente viáveis de expandir seus negócios.

No entanto, as agências oferecem muito em termos de diversificação de habilidades, previsibilidade e vantagens de parceiros, e é por isso que muitas empresas acham que ir com uma agência é a melhor maneira de expandir seus negócios.

A propósito (voltando meus olhos para a Think agora), se este artigo o fez pensar se contratar uma agência de marketing seria adequado para seus negócios, eu ficaria feliz em dar uma olhada na sua empresa e fazer uma avaliação justa da sua situação do seu marketing digital.

Bruno de Freitas

Bruno de Freitas

Há mais de 14 anos venho atuando em projetos variados para empresas de diversos nichos, e tive a oportunidade de ajudar muitas pessoas a solucionar desafios de marketing em suas empresas. Espero poder ajudar você também! Será um prazer.